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Calçado português vence prémio europeu de promoção empresarial na categoria de apoio à internacionalização das empresas

terça-feira , 26 Novembro 2013

Segundo notícia hoje publicada no "Dinheiro Vivo", o calçado português, com a campanha 'Portuguese Shoes: The sexiest industry in Europe' , ganhou hoje o prémio europeu de promoção empresarial na categoria de apoio à internacionalização das empresas. Para trás deixou o seu único opositor nesta fase final, o champanhe francês, representado pela International Relays da região de Champanhe-Ardenne.

Os prémios, uma iniciativa da Comissão Europeia que pretende incentivar o empreendedorismo, foram ontem entregues em Vilnius, na capital da Lituânia, uma cerimónia integrada na Assembleia Geral para as Pequenas e Médias Empresas promovida pela presidência lituana da UE.

A cereja no topo do bolo foi quando Daniel Calleja, diretor-geral para as PME da Comissão Europeia, no encerramento da cerimónia, fez uma referência especial ao calçado, sublinhando que “a Europa ficou a saber que os sapatos portugueses são os mais sexy”. A campanha tem por rostos os manequins portugueses Sara Sampaio (na foto) e Gonçalo Teixeira.

Coube ao presidente e ao porta-voz da associação do calçado, a APICCAPS, respetivamente Fortunato Frederico e Paulo Gonçalves, receberem o prémio da mão do ministro da Economia de Malta. Para Fortunato Frederico, este é um prémio “importante”, na medida em que constitui um “reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos empresários e pelo sector”. E o brinde à vitória, será com champanhe ou vinho do Porto, quiseram os jornalistas saber. “Com vinho do Porto, pois claro”, garantiu, perentório. Recorde-se que esta é a segunda vez consecutiva que Portugal ganha este prémio, sendo que o ano passado os vencedores, exatamente na mesma categoria, foram os 'Douro Boys'.

Manuel Carlos, diretor-geral da APICCAPS, garante que nunca duvidou de que o calçado português sairia vencedor do embate face ao champanhe. Reconhece a “enorme notoriedade” que uma marca mundial como a do champanhe carrega consigo, tornando este prémio mais especial ainda, mas destaca sobretudo os resultados obtidos pelas duas candidaturas: “Não há muitas indústrias na Europa com um crescimento de quase 30% e a criar emprego num período não só tão curto, [de janeiro de 2011 até agora], mas, sobretudo, de grandes dificuldades nacionais e internacionais, de ajustamentos orçamentais e de contração da procura. Isto só mostra que os empresários portugueses estão de parabéns”, frisou.

Já Alberto de Castro, que, nas últimas duas décadas tem vindo a ajudar o sector a delinear a sua estratégia – lidera a equipa da Universidade Católica que tem desenhado os planos estratégicos da indústria de calçado, o mais recente dos quais será apresentado no próximo dia 4 de dezembro, na Alfândega do Porto, pelo ministro da Economia, Pires de Lima – reconhece que o calçado partia numa posição de “desvantagem”, já que competia frente ao champanhe “com toda a força que a marca tem e o impacto no imaginário de todos”. O prémio, frisou, é, em si, “um atestado” de que a estratégia do calçado, que exigiu muita “persistência e determinação”, foi “bem concebida e melhor conseguida”.

Já Paulo Gonçalves destaca a responsabilidade que esta distinção traz de obrigar o sector a fazer mais e melhor. “Estamos a preparar novas iniciativas verdadeiramente inovadoras, não só em termos da tipologia das ações, mas também na forma de abordagem aos mercados. Sendo certo que muito do que temos foi consolidado na Europa, a estratégia passa por afirmar o calçado em mercados-chave como a China, os EUA e a Colômbia”.

Algumas destas novas ações serão, ainda, lançadas até ao final do ano. É o caso da decisão de colocar a campanha 'Portuguese Shoes' ao serviço das empresas, “formulando-lhes os planos de comunicação e apoiando-as financeiramente nesse esforço”, diz Paulo Gonçalves. No que aos novos mercados diz respeito, o objetivo é o desenvolvimento de ações cirúrgicas, quer nos EUA quer na Colômbia, designadamente associando a imagem do calçado português a figuras de primeiro plano da moda ou do desporto local. Na Colômbia, por exemplo, é sabido que a Shakira é apreciadora de calçado português e a APICCAPS não esconde o prazer que teria em associar-se à famosa cantora. Por fim, está previsto um investimento “muito forte” no online, com o lançamento da Portuguese Shoes TV.

Recorde-se que o projeto 'Portuguese Shoes: The sexiest industry in Europe', cujo slogan – designed by the future reflete a orientação estratégica para o futuro - , foi desenvolvido pela APICCAPS em parceria com a Academia de Design e Calçado e com o apoio do Programa Compete. Em curso desde 2011, constou de uma campanha integrada, com o objetivo de aumentar o prestígio do calçado português nos mercados internacionais.

Para além da participação anual em mais de 70 certames, a APICCAPS desenvolveu ações de comunicação e imagem junto de potenciais clientes, jornalistas e líderes de opinião e do público em geral. Por ano, e sem contar com as duas edições da revista Portuguese Soul que produz e envia para todo o mundo, a APICCAPS faz seis editoriais de moda que publica na Vogue Itália e na Máxima Portugal. Uma ofensiva promocional que teve por fim último, aumentar as exportações, diversificar mercados, aumentar a reputação do calçado e colocar o setor na agenda mediática internacional.

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