Para usufruir de todas as funcionalidades deste site necessita de ter o Javascript activado!

Portugal no pódio dos países com melhores políticas ambientais

segunda-feira , 18 Novembro 2013

Segundo notícia hoje publicada na TSF, o ranking da Rede Europeia de Ação Climática coloca Portugal no terceiro lugar dos países com melhores políticas no combate às alterações climáticas, mas a classificação pode estar em risco.

Dinamarca, Reino Unido e Portugal são, entre os Estados que obtiveram classificação de bom, os melhores classificados. O ranking, que é feito pela Rede Europeia de Ação Climática, mostra que Portugal subiu uma posição em relação ao ano passado.

Os investigadores escrevem que «Portugal é um exemplo da forma de lidar com a crise económica e ao mesmo tempo reforçar as políticas climáticas e reduzir a dependência dos recursos».

O relatório lembra que este Governo está agora «a beneficiar dos investimentos em energias renováveis feitos no passado» e avisa que se o atual Executivo tiver uma postura menos construtiva relativamente às energias limpas, vai perder-se o trabalho feito.

O terceiro lugar português foi também conseguido à custa da crise, que levou à circulação de menos automóveis e ao encerramento de algumas fábricas, o que resultou na redução de emissão de gases de efeito de estufa.

Em declarações à TSF, o dirigente da Quercus, Francisco Ferreira, aponta os fatores que contribuíram para o terceiro lugar: «um menor uso das centrais térmicas, e portanto menores emissões nesse setor. Os esforços feitos na eficiência energética e também as posições na área da política climática».

Entre os países com maiores emissões de gases de efeito de estufa, a China subiu seis posições. Ao contrário de outras economias, Pequim está a conseguir fazer grandes investimentos em energias limpas, ao mesmo tempo que limita o recurso das centrais a carvão.

O ranking da Rede Europeia de Ação Climática foi apresentado em Varsóvia no âmbito da conferência do clima da ONU.

Aceda aqui à noticia original

Sétima - Tecnologias da Informação e Comunicação Lda