Para usufruir de todas as funcionalidades deste site necessita de ter o Javascript activado!

Agrobiofilm é nome da invenção portuguesa para revolucionar a agricultura na Europa

quarta-feira , 13 Novembro 2013

Segundo noticia hoje publicada pelo Dinheiro Vivo uma inovação portuguesa pode revolucionar a agricultura na Europa.

Em vez de petróleo, amido de milho e óleos vegetais. É disto que é feito o plástico biodegradável desenvolvido pelo consórcio português Agrobiofilm, liderado pela Silvex, para aplicação na agricultura. Demorou três anos e 1,5 milhões de euros a ser desenvolvido e já está à venda em Portugal, Espanha e França.


Esta inovação portuguesa vem resolver um problema crónico da agricultura: é que a utilização de películas de polietileno (à base de petróleo) para cobrir os solos tem efeitos secundários, com impactos ambientais significativos durante e após o ciclo de cultura. Para evitar a contaminação, o plástico utilizado tem de ser biodegradável, isto é, degradar-se sozinho e sem impacto no ambiente.

"Os resultados mais recentes comprovam os benefícios deste novo produto, não só em termos ambientais como ao nível do rendimento das culturas que, em alguns casos, foi superior ao registado com o plástico de polietileno", explica o consórcio. Perante os bons resultados, a Silvex foi convidada a partilhar a sua experiência e conhecimento em Universidades e Escolas Técnicas Europeias na área da Engenharia Biotecnológica e também na Belgian Farmers’ Association.

Saiba mais sobre a Agrobiofilm

Para os agricultores, usar plástico à base de petróleo implica custos acrescidos com a sua recolha do solo e entrega para degradação. Em Portugal, os agricultores que pertencerem a Organizações de Produtores reconhecidas oficialmente, podem obter um apoio de 52,2% sobre o valor da fatura, através da ação "7.6 utilização de plásticos biodegradáveis."

O consórcio foi apoiado pela União Europeia, que investiu um milhão de euros no projeto.

Aceda aqui à notiícia original

Sétima - Tecnologias da Informação e Comunicação Lda