Para usufruir de todas as funcionalidades deste site necessita de ter o Javascript activado!

Roaming mais barato na União Europeia a partir de 1 de julho

quinta-feira , 27 Junho 2013

Roaming mais barato na União Europeia a partir de 1 de julho

A partir de 1 de julho de 2013, o regulamento da União Europeia relativo ao roaming baixará as tarifas máximas do descarregamento de dados em 36 %, passando a ser muito mais barato utilizar mapas, ver vídeos, verificar mensagens e atualizar as redes sociais enquanto se viaja pela UE. O roaming de dados passará a ser até 91 % mais barato em 2013, em comparação com 2007. Durante este período, o volume do mercado do roaming de dados cresceu 630 %. Estas duas tendências significam que tanto os consumidores como os operadores de comunicações móveis dispõem de novas e importantes oportunidades graças aos esforços da UE.

Desde 2007, a UE conseguiu reduzir em mais de 80 % os preços de retalho das chamadas, dos SMS e dos dados.

Todos os anos, vários milhões de europeus visitam a Croácia, que apenas aderirá à União Europeia em 1 de julho. Este ano, quem para lá viaje fará poupanças substanciais, porque o custo dos dados diminui cerca de 15 vezes e as chamadas e SMS para qualquer outro país da UE custarão 10 vezes menos.

A Vice-Presidente da Comissão Neelie Kroes declarou, a este respeito: «A UE tem de ser relevante para a vida das pessoas. As últimas reduções de preços introduzidas deixam-nos com mais dinheiro no bolso para o verão e são um passo decisivo para nos livrarmos de uma vez por todas das tarifas majoradas. Lucram os consumidores e lucram as empresas, porque o medo desaparece do mercado, fazendo-o crescer.»

Os novos tetos tarifários, que entram em vigor em 1 de julho de 2013, são os seguintes:

Descarregamento de dados ou navegação na Internet - 45 cêntimos por megabyte (MB) (faturados por kilobyte utilizado) + IVA. (redução de 36 % em comparação com 2012)

Efetuar chamadas - 24 cêntimos por minuto + IVA (redução de 17 % em comparação com 2012)

Receber chamadas - 7 cêntimos por minuto + IVA (redução de 12,5 % em comparação com 2012)

Envio de uma mensagem de texto - 8 cêntimos + IVA (redução de 11 % em comparação com 2012)

Os operadores podem oferecer tarifas mais baratas, e alguns já começaram a eliminar os prémios de roaming, tanto para a voz como para os SMS, ou oferecer zonas sem tarifas de roaming numa ou outra secção da Europa.

Saiba mais: Sítio Web da Comissão Europeia dedicado ao roaming

 

Sétima - Tecnologias da Informação e Comunicação Lda