Para usufruir de todas as funcionalidades deste site necessita de ter o Javascript activado!

Inauguração do CIED de Barcelos

sábado , 4 Maio 2013

Inauguração do CIED de Barcelos

O Centro de Informação Europe Direct (CIED) de Barcelos e o IPCA vão realizar, entre os próximos dias 6 e 10 de maio, uma Semana Europeia, no âmbito da qual será inaugurado o CIED.

 

A iniciativa pretende envolver toda a comunidade da área de intervenção do CIED Barcelos - as denominadas NUT III do Cávado e do Ave - numa série de iniciativas que irão decorrer no Campus do IPCA e que visam assinalar o Dia da Europa, a 9 de maio.

O programa da Semana Europeia integra a realização de tertúlias, conferências, saraus culturais e visitas ao espaço físico do CIED Barcelos. Nestas atividades estarão envolvidos, além dos estudantes da região, mais de uma centena de alunos estrangeiros, que frequentam, atualmente, o IPCA e a escola Secundária de Barcelos ao abrigo dos vários programas de mobilidade promovidos pela União Europeia.

Está, igualmente, prevista a presença dos eurodeputados Marisa Matias (BE) e José Manuel Fernandes (PSD), bem como do ex-eurodeputado Fernando Moniz (PS).

O programa da Semana Europeia abrirá, no dia 6 de maio, com a inauguração do CIED Barcelos, a que se seguirá a realização de uma conferência sobre «Os grandes desafios da União Europeia na informação / comunicação aos cidadãos».Esta conferência contará com as intervenções do ex-eurodeputado Fernando Moniz e dos eurodeputados Marisa Matias e José Manuel Fernandes.

No dia 7, além de uma série de visitas escolares ao CIED Barcelos que se prolongarão por toda a semana, terá lugar uma conferência sobre os desafios da indústria, do comércio e da agricultura. Será, ainda, apresentado o projeto «New Skills & New Jobs - Bridging the Gap», resultante de uma parceria entre a Kerigma, o Instituto de Inovação e Desenvolvimento Social e o IPCA.

Para o dia 8 de maio, às 18h00, está agendada uma tertúlia subordinada ao tema «As Finanças da UE - eu também sou contribuinte europeu».

O Dia da Europa será oficialmente assinalado, no dia 9 de maio, com a realização, a partir das 10h00, de um Seminário sobre «Oportunidades de Mobilidade e de Emprego - Novas Realidades e Desafios». Às 14h00 decorrerá a tertúlia «Somos cidadãos europeus» com a participação dos alunos ERASMUS/Leonardo Da Vinci. O objetivo é a partilha das experiências vividas no âmbito dos vários programas de mobilidade e intercâmbio. À noite, a partir das 20h00, realiza-se um jantar seguido de Sarau Cultural, na cantina do IPCA. Esta ação contará com a participação de todos os grupos académicos do IPCA (tunas, fados e serenatas), do grupo de poesia itinerante de Barcelos e do grupo musical da Escola Secundária de Barcelos.

A Semana Europeia encerra, no dia 10, com a realização das últimas ao CIED Barcelos por alunos de escolas básicas, secundárias e profissionais.

Programa

Sétima - Tecnologias da Informação e Comunicação Lda