Para usufruir de todas as funcionalidades deste site necessita de ter o Javascript activado!

Semana Europeia - 6 a 10 de maio

domingo , 5 Maio 2013

Semana Europeia - 6 a 10 de maio

As ideias que estão na base da União Europeia foram formuladas, pela primeira vez, a 9 de Maio de 1950 pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros francês Robert Schuman. Todos os anos esta data é comemorada como um momento fundamental para a criação da União Europeia, pelo fato de se considerar que o que é hoje a União Europeia teve início com a proposta de Schuman.


Na chamada «Declaração Schuman». Robert Schuman propôs uma nova forma de cooperação política para a Europa, que tornaria impensável uma nova guerra entre os países da Europa. A sua visão passava pela criação de uma instituição europeia supranacional encarregada de gerir a produção em comum de carvão e aço. Um ano mais tarde, era assinado um tratado que criava uma entidade com essas funções que entrou em vigor em Julho de 1952.


Em 1985, numa cimeira europeia que teve lugar em Milão, foi decidido comemorar o «Dia da Europa» a 9 de Maio.
O Dia da Europa é uma oportunidade para organizar festividades e eventos destinados a aproximar as instituições europeias do público e os povos europeus entre si.
Para assinalar este dia, o Centro de Informação Europe Direct de Barcelos promove uma "Semana Europeia" que pretende envolver toda a comunidade escolar da região em tertúlias, conferências, saraus culturais e visitas ao espaço físico CEID de Barcelos.
Por se tratar de uma Semana Europeia dedicada aos cidadãos, o CIED de Barcelos e o IPCA desafiaram eurodeputados, entre outras individualidades, a participarem na mesma.

Programa

Veja aqui o programa da Semana Europeia

Ver links relacionados:
Cartazes alusivos ao Dia da Europa
História da União Europeia - Seus Fundadores

Sétima - Tecnologias da Informação e Comunicação Lda