Para usufruir de todas as funcionalidades deste site necessita de ter o Javascript activado!

Escola Secundaria de Amares debate "Por uma Europa de valores"

segunda-feira , 5 Fevereiro 2018

Escola Secundaria de Amares debate

"Por uma Europa de valores" foi o tema debatido no passado dia 19 de janeiro na Escola Secundária de Amares. A sessão com organização e moderação do CIED Minho e Clube Europeu desta escola, contou ainda com a presença do eurodeputado José Manuel Fernandes.

Foi uma manhã bastante interessante, interativa e transversal. Desde um jovem que manifestou a sua perspetiva de que Portugal estaria economicamente mais reforçado se fizesse parte da UE mas não da zona euro; as alterações climáticas que são um pouco uma das nossas imagens de marca europeus; os valores europeus com os direitos fundamentais e neste âmbito vaio a debate, por outro estudante, a Turquia enquanto eterno candidato; o Brexit e o risco de outros "exits"; o perigo dos populismos e da xenofobia e o que representa para uma Europa «unida na diversidade»; a atualidade política na Polónia; a paz que dura há mais de 60 anos e o conflito aqui ao lado na Crimeia; a solidariedade e manifestações dela incluindo no orçamento da UE.

Como se percebe a abrangência foi realmente transversal. Não sabemos se aqueles jovens foram embora mais ou menos europeístas (esperemos que mais, naturalmente), mas com certeza que foram mais informados.

 

 

Sétima - Tecnologias da Informação e Comunicação Lda