Para usufruir de todas as funcionalidades deste site necessita de ter o Javascript activado!

II Semana Europeia da Formação Profissional: Descobre o teu talento!

sexta-feira , 17 Novembro 2017

«Descobre o teu talento!» é o lema para a campanha da II Semana Europeia da Formação Profissional organizada pela Comissão Europeia e que decorrerá de 20 a 24 de novembro de 2017.

A Semana vai reunir entidades de educação e formação, organizações da sociedade civil, autoridades públicas, organizações empresariais e o público em geral para aumentar a visibilidade do Ensino e Formação Profissionais. O objetivo da Semana é mostrar que o Ensino e Formação Profissionais é uma escolha inteligente, que conduz à excelência na educação, a empregos de alta qualidade e a uma empregabilidade reforçada.

Mais de 1 000 eventos acontecem em toda a Europa de setembro a dezembro de 2017, incluindo cerca de 30 de norte a sul de Portugal. O evento de lançamento desta Semana em Portugal decorrerá no ISCTE em Lisboa sob o tema "Aprendizagem de adultos no mundo digital". Confira todos os eventos em: Sítio web da Semana e mapa de eventos

A Comissária para o Emprego, Assuntos Sociais, Competências e Mobilidade Laboral, Marianne Thyssen declarou: «A formação profissional é demasiadas vezes considerada como uma segunda escolha por comparação com os estudos académicos. Precisamos de alterar isso e mostrar como esta via de formação pode conduzir a carreiras apaixonantes e gratificantes em todas as áreas. A Semana Europeia da Formação Profissional vai colocar em destaque inúmeras oportunidades e experiências de toda a Europa e mostrar que o Ensino e Formação Profissionais e os estágios são uma excelente primeira escolha.»

O convite em vídeo da Comissária encontra-se disponível online com legendas em PT em:

http://ec.europa.eu/social/main.jsp?catId=1188&langId=en&videosId=2782&vl=pt&furtherVideos=no

Durante a Cimeira Social sobre equidade no emprego e no crescimento que decorrerá esta sexta-feira, 17 de novembro, em Gotemburgo na Suécia, será proclamado o Pilar Europeu dos Direitos Sociais. O primeiro dos 20 princípios deste Pilar é precisamente "Educação e aprendizagem ao longo da vida".

Desde o anúncio da iniciativa pelo Presidente Juncker em setembro de 2015, foi encetado, com as autoridades da UE, os Estados-Membros, os parceiros sociais, a sociedade civil e os cidadãos, um amplo debate sobre o conteúdo e o papel do Pilar, bem como sobre formas de garantir a equidade e a justiça social na Europa.

O Presidente Jean-Claude Juncker afirmou a este respeito: «Desde o início do meu mandato que tornei claro que o meu objetivo era uma Europa mais social. Posso afirmar que foram tomadas algumas medidas importantes nesse sentido. Este ano será crucial. Na sequência da vasta consulta pública, é chegado o momento de criar o Pilar Europeu dos Direitos Sociais. A Cimeira Social, a realizar na Suécia, ajudar‑nos-á a imprimir a dinâmica necessária e a colocar as prioridades sociais onde devem figurar: no topo da agenda da Europa.»

Dados de Ensino e Formação Profissionais em Portugal

  • 44,9 % dos alunos do ensino secundário em Portugal participam no EFP (2015)
  • A taxa de emprego de recém-formados do EFP no país é de 69,8 % (2016)
  • A percentagem de adultos com baixas qualificações é de 53,1 % (2016)
  • 9,6% da população de Portugal participa no ensino para adultos (2016)

Fonte: Vocational Education and Training Statistics, Eurostat

Dados de Ensino e Formação Profissionais na Europa

  • Na Europa, 47,3% dos alunos do ensino secundário participam no EFP de ensino secundário (2015)
  • Na Europa, a taxa de emprego de recém-formados através do EFP é de 75 % (2016)
  • Na Europa, 27,2 % dos estudantes no ensino e formação profissionalizantes do ensino secundário participam em WBL (2015)
  • Na Europa, a percentagem de adultos com baixas qualificações é de 23 % (2016)
  • Na Europa, 10,8 % da população participa no ensino para adultos (2016)

Fonte: Vocational Education and Training Statistics, Eurostat


Mais informação:

Sítio web e mapa de eventos

Twitter: #EUVocationalSkills #DiscoverYourTalent

Página de Evento no Facebook: Segunda Semana Europeia da Formação Profissional.



Com idades entre os 20 e 34, Eurostat

Inferior ao ensino primário e ao ensino pré-escolar e básico (1.º ciclo), Eurostat

Com idades entre os 20 e 34, Eurostat

A aprendizagem no trabalho (WBL) pode incluir estágios, formação no local de trabalho em empresas e WBL integrada em programas no sistema escolar, Comissão Europeia (2013)

Inferior ao ensino primário e ao ensino pré-escolar e básico (1.º ciclo), Eurostat


 

Sétima - Tecnologias da Informação e Comunicação Lda