Para usufruir de todas as funcionalidades deste site necessita de ter o Javascript activado!

Acordo de Parceria e Cooperação entre a União Europeia e a Mongólia entrou em vigor a 1 de novembro

quinta-feira , 2 Novembro 2017

Em 1 de novembro, entrou em vigor o Acordo de Parceria e Cooperação (APC) entre a União Europeia e os seus Estados-Membros, por um lado, e a Mongólia, por outro.

Este Acordo, assinado em 30 de abril de 2013, substitui o Acordo de Cooperação Comercial e Económica entre a Comunidade Económica Europeia e a Mongólia de 1993.

A Alta Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança/Vice-Presidente da Comissão Europeia, Federica Mogherini, declarou: «A União Europeia e a Mongólia estão a consolidar os seus laços fortes, baseados em valores e interesses comuns e na vontade de ambas as partes de colaborar mais estreitamente. A entrada em vigor do nosso Acordo de Parceria e Cooperação, paralelamente à abertura de uma delegação da União Europeia em Ulã Bator, que terá lugar nos próximos dias, consolida os domínios de cooperação e diálogo existentes e aprofunda e diversifica as relações em domínios de interesse mútuo, em benefício das nossas populações.»

O Acordo de Parceria e Cooperação reforça as relações existentes entre a União Europeia e a Mongólia e assenta num empenhamento comum a favor da boa governação, dos direitos humanos e do desenvolvimento sustentável. Além disso, o Acordo alargará a cooperação num vasto leque de domínios, tais como o desenvolvimento sustentável, as matérias-primas, as alterações climáticas, a justiça e a segurança, os direitos humanos, a ciência e tecnologia, e a boa governação, e facilitará o comércio e o investimento. O Acordo de Parceria e de Cooperação associa a União Europeia e todos os seus Estados-Membros, o que abre perspetivas para criar sinergias entre as atividades da UE e as políticas dos diferentes Estados-Membros.

A entrada em vigor do Acordo de Parceria e Cooperação coincide com a abertura de uma delegação da União Europeia na Mongólia, para a qual a aplicação do Acordo será uma prioridade essencial.

Para mais informações:

Sítio Web da delegação da UE na Mongólia

Ficha de informação sobre o Acordo de Parceria e Cooperação UE-Mongólia

Comunicado de imprensa sobre a decisão de abrir uma delegação da UE na Mongólia

Texto integral do Acordo de Parceria e Cooperação UE-Mongólia

 

 

Sétima - Tecnologias da Informação e Comunicação Lda